Águas de São Francisco do Sul aposta em tecnologia para melhorar abastecimento
Informatização do sistema garante agilidade e segurança
A concessionária Águas de São Francisco do Sul aposta na tecnologia de ponta para melhorar o serviço de abastecimento de água da cidade. Um dos principais investimentos foi no software que monitora e automatiza os processos de captação e tratamento de água.
Nos dois anos de concessão, estudos e reuniões são realizadas para aprimorar a versão do programa Elipse, utilizado atualmente. O resultado dessas melhorias deve ser apresentado e começar a rodar nas próximas semanas. O Elipse E3 é desenvolvido pela empresa Elipse, do Rio Grande do Sul, e contou com as sugestões dos supervisores e da direção da concessionária para atender a todos os requisitos que geram mais segurança e agilidade ao processo operacional.
Pelo software, a equipe tem acesso a mais de 20 unidades, incluindo duas Estações de Tratamento de Água (ETAs), estações de recalque, boosters, reservatórios, captações e todo o sistema de bombeamento, podendo fazer intervenções pelo computador, sem a necessidade de deslocamento a campo. A nova versão deve incluir as estruturas do Ervino, da Vila da Glória e o monitoramento de pontos de pressão.
Em relação aos pontos de pressão, a estrutura já está sendo preparada com a instalação de ventosas e atuadores elétricos, para que a identificação de vazamentos em adutoras seja feita virtualmente. “Antes que o morador perceba que há problema, já identificaremos a baixa pressão e poderemos agir de forma mais rápida e preventiva”, explica Renee Chaveiro, supervisor de manutenção.
Nos reservatórios das praias, também estão sendo instalados atuadores elétricos. Com um clique, o técnico irá fazer a manobra necessária, evitando perda de água e consequências para a população. “Também temos acesso ao aumento e diminuição do consumo. Assim, podemos trabalhar as melhores estratégias para suprir demandas”, afirma.
A nova versão também trará um módulo de laboratório que ajudará a garantir a qualidade da água. O sistema controlará os parâmetros e exigências para que a água chegue ao cliente dentro dos padrões de qualidade de água exigidos pelo Ministério da Saúde.
Outra novidade são os alarmes que indicam problemas e dados fora do padrão tanto para os operadores quanto para os supervisores. Um exemplo é o controle de pressão que será feito de forma automática — ao faltar ou sobrar água no reservatório, um alarme é acionado para que a bomba bombeie mais ou menos água. Os supervisores, na nova versão, receberão o aviso em mensagens de SMS e no e-mail.
Hoje, os operadores de ETA e os principais supervisores têm acesso ao sistema. Ele pode ser aberto diretamente no celular, por um aplicativo. Renee ressalta que, quando estão em campo, a ferramenta ajuda muito, auxiliando na melhor decisão a ser tomada, já que todas as informações podem ser acessadas em tempo real. Todos passarão por treinamento e devem fazer novamente para a versão atualizada.
Segundo Renee, as alterações no software visam à segurança operacional, para que os procedimentos, a partir da informatização, possam ser realizados da forma mais rápida e segura. “Com isso, conseguimos identificar problemas com antecedência, minimizar riscos de desabastecimento e manter a qualidade de nosso serviço”, destaca.
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