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 21fev 

Ainda há espaço para coletivas de imprensa presenciais?

 

Texto: Ana Borges

Fonte: Comunique-se Digital


Qual assessor de imprensa nunca passou uma noite em claro ou sonhou que a entrevista coletiva de seu cliente estaria esvaziada?

Até pouco tempo, a presença em eventos assim era obrigatória para todos os profissionais de imprensa, mas esta postura mudou e convencer os jornalistas a irem a coletivas presenciais está cada vez mais complicado.
Se o anúncio não for “bombástico”, a tarefa torna-se mais desafiadora ainda.

Segundo pesquisa feita pelo portal Comunique-se em parceria com a Deloitte, os jornalistas recebem, em média, 15 convites para coletivas de imprensa por mês, mas comparecem em apenas quatro. As mudanças ocorridas nas redações e a tecnologia, que tornou o acesso à informação cada vez mais rápido, fizeram com que as coletivas de imprensa presenciais perdessem o glamour de outrora.

São dois problemas principais:

1 – Fazer com que o jornalista saia da redação;
2 – Os profissionais preferem a entrevista exclusiva.

Assim, para o pesadelo do assessor de imprensa, o que já era difícil, se complicou ainda mais. Não há presença garantida. As redações encolheram e tirar o jornalista de seu ambiente de trabalho é um transtorno.

Muitos chegam a afirmar que, diante deste cenário, as coletivas de imprensa presenciais estão fadadas a morrer. Esta, entretanto, não é a realidade.
Sim! Ainda há espaço para estes eventos.
As coletivas podem ser um bom veículo para a divulgação das novidades de seu cliente: os jornalistas de veículos online e as grandes agências de notícia não dispensam esse tipo de evento.

Além disso, há algumas formas de facilitar a participação dos jornalistas. Veja cinco dicas para o sucesso da sua coletiva:

1 – Evite horários “inconvenientes”: nunca marque uma coletiva no final da tarde, hora em que as redações estão concentradas no fechamento.

2 – Busque unir a coletiva de imprensa presencial com a tecnologia da coletiva online para facilitar a presença daqueles jornalistas que não podem se deslocar até o local do evento.

3 – Não marque uma coletiva sobre assuntos triviais. Tenha sempre uma boa chamada para atrair os profissionais.

4 – Evite eventos longos. Lembre-se que o tempo do jornalista é precioso.

5 – Busque fazer com que os porta-vozes da empresa cliente consigam atender alguns profissionais individualmente para sanar dúvidas.

Lembre-se: o mais importante da coletiva de imprensa é o estreitamento do relacionamento entre os profissionais das redações, os assessores de imprensa e os porta-vozes das empresas.
Durante o evento, você pode fazer contato direto com os jornalistas que cobrem o setor em que seu cliente está inserido. Deste relacionamento mais pessoal, podem sair outras pautas exclusivas.

Tão importante quanto a pauta da coletiva é o contato feito!

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