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 17nov 

Análise salas de imprensa

 

[Análise de salas de imprensa corporativas e institucionais, em alguns sites selecionados, feita pela acadêmica de Jornalismo Kamila Schneider para a disciplina de Assessoria de Comunicação do Ielusc]

Quando alguém acessa a ferramenta “sala de imprensa”, disponível em sites e portais de empresas e instituições na internet, a primeira coisa que vem aàcabeça é que a sessão é uma espécie de “clipping” daquele empreendimento. Mas, na realidade, essa ferramenta conhecida por poucos traz muito mais do que isso: informações, notícias, contatos, releases, histórico, guia de fontes, links de redes sociais, enfim, a lista de possibilidades é gigante e depende apenas dos planos traçados pela equipe de comunicação.

O material desses portais varia de acordo com cada empresa ou instituição – alguns chegam a bolar sugestões de matéria para que a empresa esteja da mídia, enquanto outros se atêm a manter os veículos de imprensa bem informados com releases e informações sobre a empresa. Para compreender mais a fundo esta ferramenta e analisar sua eficácia, escolhi cinco salas de imprensa das seguintes empresas e instituições: GVT, Petrobras, Agecom / UFSC, Ambev, Presidência da República.

GVT: A sala de imprensa da empresa GVT, prestadora de serviços de internet e telefonia, tem como objetivo central a divulgação de acontecimentos e notícias ligados à empresa. Com poucas ferramentas disponíveis, o portal de imprensa serve mais como uma página de notícias comum, aonde é possível ter acesso aos releases produzidos pela assessoria de imprensa. A frequência de atualização destas notícias é pequena: em média, é publicada cerca de uma notícia por dia ou a cada dois dias. É possível perceber que a periodicidade está diretamente ligada aos acontecimentos na empresa: as notícias saem de acordo com os fatos e não há a elaboração de pautas com temas diversos ligados a empresa para suprir a falta de novidades.

Parece que a ferramenta não cumpre seu papel – a impressão que dá é que um link simples denominado “notícias” seria suficiente para abrigar o material ali publicado. Enquanto fonte de informações jornalísticas, o portal é falho: foca-se somente nas versões prontas dos fatos, sem sugerir novas fontes de busca que possam conceder opiniões ou informações exclusivas (muito valorizadas pelos veículos de mídia) e sem disponibilizar atrativos que tornem a empresa interessante para estes veículos, como fotos, guia de fontes, contatos da assessoria ou infográficos.

O material veiculado parece ser mais um release do que exatamente uma matéria. Ele traz informações básicas sobre fato, sem se utilizar de fontes. Do ponto jornalístico, o portal em si não traz grandes colaborações, sendo que uma matéria exigiria todo um trabalho de pesquisa de fontes e informações que o portal não disponibiliza.

Petrobras: A sala de imprensa do portal da empresa Petrobras surpreende pela quantidade de material. A disposição destes materiais é feita a partir de editorias, como economia, cultura etc., facilitando a busca por notícias e informações relacionadas a cada tema. Na página principal figuram algumas matérias e links que possibilitam conhecer a empresa a fundo em todos os seus serviços e atuações. Os jornalistas também têm acesso a uma série de material multimídia – entre fotos, vídeos, áudios, ilustrações, mapas e até transmissões online –, disposto de forma clara e completa. Há também os tradicionais releases para a imprensa, divididos por editorias (estado, país etc.) e atualizados com frequência média de cerca de dois ou três releases por dia. Outra ferramenta que chamou minha atenção chama-se “aviso de pauta” e disponibiliza para os jornalistas a data de eventos importantes relacionados à empresa e que podem gerar uma boa pauta. Esse é o tipo de sala de imprensa que toda a empresa deveria ter. Colocando-me como jornalista, penso que as informações ali contidas são bem completas e ajudam muito na hora de fazer uma matéria, até porque os contatos da assessoria estão todos ali para eventuais dúvidas ou busca por outros dados. Um portal assim auxilia muito na divulgação da empresa, justamente porque ele é atrativo para os jornalistas.

Agecom / UFSC: Por ser considerada uma das melhores instituições de ensino de Santa Catarina e possuir um dos cursos de Jornalismo mais renomados do Estado, a sala de imprensa da UFSC – ou Agecom (Agência de Comunicação da UFSC) – é organizada de forma clara e prática que pode ser utilizado como exemplo para muitas empresas que querem apostar na ferramenta. O portal não possui link direto para as notícias, que ficam na página principal da instituição. Ainda assim, traz um amplo material de informações sobre a instituição, com a disponibilização de materiais multimídia e um portfólio completo que dispõe de muitos dados relevantes. O que mais chama atenção neste portal é a organização dos materiais, que são distribuídos de forma clara e objetiva, com interface simples e fácil de trabalhar. O arquivo de notícias também é um ferramenta importante, pois possibilita a pesquisa de fatos passados que muitas vezes são cruciais para a formulação de algumas matérias.

Os links “Guia de Fontes” e “Telefones UFSC” são fundamentais para auxiliar o trabalho dos jornalistas, disponibilizando um amplo acervo de fontes ligadas aos mais diversos temas. Por ser um portal de uma instituição de ensino, acho que esta é a proposta de maior riqueza: o que o jornalista mais busca nestes locais são justamente profissionais e especialistas que possam falar dos mais variados temas, e se for essa a necessidade dele não haverá dificuldades para encontrar ajuda. O material é de fácil acesso e muito prático, o que o torna de grande eficácia.

Ambev: O portal da Ambev é mais parecido com o da GVT, com a grande diferença de que ela traz notícias de diversas empresas e marcas que também possuem ligação com ela própria. A interface da sala de imprensa é simples, porém não traz muitas informações extras além dos já conhecidos releases da assessoria e das notícias. O portal possui também alguns textos institucionais, que servem para apresentar a empresa, um guia das assessorias de imprensa que atendem a empresa e das empresas que fazem parte da Ambev.

A sessão de releases é atualizada de acordo com os fatos que têm ligação com a empresa, sem uma periodicidade predeterminada. O diferencial do portal ficaria por conta do link “resultados”, porém, ele está fora do ar e transmite uma mensagem de erro, o que gera um desconforto para o jornalista que eventualmente poderia encontrar informações necessárias ali, mas acaba se frustrando com uma ferramenta mal utilizada.

Presidência da República: Sendo o portal de imprensa do representante maior da democracia no país, a sala de imprensa da presidência da república não deixa a desejar. Com interface de simples acesso, possui uma série de informações históricas, inclusive sobre as construções do governo, que são uma fonte rica de dados para eventuais pesquisas. Um link dedicado ao presidente e outro ao vice são um destaque: com dados completos sobre a vida, as responsabilidades, agenda e até um link dedicado ao envio de mensagens para os governantes, estas subcategorias trazem um rico material de pesquisa e permitem rapidez no acesso à informações mais específicas. É um modelo que poderia ser copiado por muitas empresas, dadas as devidas proporções e adaptações, pois oferece um material diferenciado.

No geral, as salas de imprensa analisadas atingem o objetivo de repassar material e informações sobre as empresas. Porém, algumas delas cometem o erro de se limitar a isso, ou seja, permanecem no trabalho comum de toda a assessoria de imprensa. Isso é um erro porque utiliza técnicas de comunicação corporativa simples que tendem a se misturar com muitas outras empresas que possuem assessoria de imprensa. Assim, a sala de imprensa deixa de ser uma ferramenta que representa um diferencial e passa a fazer parte do comum.

Em compensação, as salas de imprensa que procuram criar novos links e portais com materiais exclusivos tendem a chamar a atenção, a ser de fato um diferencial. Não significa que por causa disso as empresas que possuem esse diferencial tenham mais ou menos chances de estar na mídia – porém, ela tende a ser mais cotada entre jornalistas justamente por permitir uma relação mais próxima e um acesso mais amplo ao universo do qual ela faz parte.

Hoje, o jornalista precisa ser ágil em suas matérias e a busca por informações é o que mais consome seu tempo de trabalho. Se grande parte das informações já está disponível na sala de imprensa, o jornalista consegue visualizar melhor seus objetivos e focar sua atenção na busca por informações exclusivas ou mais específicas. Consequentemente, tende a buscar mais as empresas que já oferecem esse tipo de facilidade, não por uma preferência pessoal ou favoritismo, mas simplesmente porque ela auxilia e facilita o seu papel de comunicador – e, porque não arriscar, torna a rotina puxada desse profissional um pouco mais atrativa.

Além disso, a sala de imprensa que traz materiais diferenciados é um atrativo não somente para os profissionais da comunicação, mas também para os clientes da empresa. E quanto mais visibilidade uma empresa procura ter, mais importante é o relacionamento direto e claro com os seus clientes e com a sociedade no geral.
Acredito que a sala de imprensa é uma ótima ferramenta em todos os casos, mesmo as mais simples, justamente por ser um portal de comunicação que busca a incorporação de uma empresa em meio à sociedade, representando uma preocupação cada vez maior da forma como esse meio a vê e como a conhece. Neste caso, o diferencial será parte fundamental do processo de comunicação e divulgação da empresa, pois em um mercado competitivo a inovação é sinônimo de qualidade – inclusive quando o assunto é assessoria de imprensa.

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