Análise salas de imprensa (2)
[Análise de salas de imprensa virtuais feita pela estudante de Jornalismo Bruna Borgheti, do Ielusc]
Sala 1 – Presidência da República
http://www.imprensa.planalto.gov.br/
À primeira vista, a sala da secretaria de imprensa da Presidência da República oferece várias opções para os jornalistas que a procuram como apoio – além de um espaço destinado às últimas notícias, atualizadas, o menu lateral inclui fotografias, discursos, entrevistas, um link para conseguir credenciamentos e dados estatísticos, entre outros.
Se formos considerar a quantidade de informações e atualização, que parece ser constante (pelo menos nos últimos dias), percebemos que o site é, sim, valorizado adequadamente. O que achei problemático, nesse sentido, pode ser simples ignorância minha – eu não sabia que essa sala de imprensa existia. Já fiz várias vezes as páginas nacionais do jornal onde trabalho e várias das informações contidas ali me seriam muito úteis, mas sequer sabia que ela existia. Nesse sentido, acredito que poderia ser mais divulgada. Outro ponto é que conversar com os assessores do presidente não é tão acessível quanto parece ali – mas isso, claro, já era de se esperar.
Além das informações atualizadas periodicamente e dos press-releases, também estão disponíveis fotografias, links para as mídias sociais utilizadas pelos assessores do presidente e até mesmo a legislação, que pode servir de base em muitas matérias que envolvam a presidência.
Os canais de interação também são claros – mas, como eu já disse, não são tão acessíveis quanto deveriam. Qualquer jornalista de um veículo menor que já tenha tentado chegar aos assessores de algum Ministério Federal, que seja, sabe o quanto esse acesso é limitado.
Sala 2 – Volkswagen
http://www.volkswagen.com/br/pt/Volkswagen_do_Brasil/vw_noticias.html
Já a “sala de imprensa” da Volkswagen, à primeira vista, já mostra um cenário bem diferente – na verdade, o espaço é um institucional que contém as últimas notícias e spams das realizações da empresa e seus produtos, servindo até mais para o trabalho de um publicitário do que de um jornalista.
A falta de valorização e atualização é gritante – a última notícia foi atualizada em fevereiro de 2010, tornando o site útil apenas para um resgate histórico, se esse for o desejo do jornalista. Não sei se o contato com os assessores é fácil, inclusive porque nem no setor “fale conosco” é possível conseguir um telefone que não o do atendimento ao cliente (e todos sabem o quanto estes são inúteis), mas como fonte de informação o site é precário. O máximo que o jornalista vai conseguir é navegar pelo site e conseguir informações sobre os carros, da mesma forma que os clientes podem fazer.
O material está organizado por datas, simplesmente (desatualizadas, ainda por cima), e não há outro material disponível – sequer uma descrição do presidente da empresa, por exemplo. A interação com a assessoria também não se dá de forma clara – a assessoria, inclusive, nem parece existir, se não soubéssemos que os releases são de sua responsabilidade.
Sala 3 – Petrobras
http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/
O título do site já deixa claro a sua função e a preocupação da empresa com a comunicação: o endereço é exclusivo da agência de notícias da Petrobras. Na página, além de informações atualizadas e um link para todos os releases, ainda é possível encontrar informações como avisos de pauta, telefones de plantão, dados, material multimídia e várias “editorias”, organizando de forma muito eficiente todas as informações da empresa.
O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi um diferencial que não percebi nos outros sites (pelo menos nos que vi até agora): a sessão “Aviso de Pauta”, que tem a mesma função dos releases mas é um chamativo muito mais eficiente, já que os olhos do jornalista estão sempre procurando por algo relacionado às pautas; e o “Curso de Energia para jornalistas”, que está próximo aos dados e achei extremamente válido, já que é o primeiro passo para compreender a empresa e demonstra a preocupação da Petrobras em participar da elaboração das notícias e garantir que as informações sejam veiculadas sem erros. Há ainda um cadastro para jornalistas, o que torna a relação com os assessores mais íntima e fácil.
Sala 4 – Embraer
http://www.embraer.com.br/portugues/content/imprensa/default.asp
A empresa de aviação Embraer é outra que pouco deixa a desejar em sua sala de imprensa. Além de oferecer de forma organizada os press-releases (com local para busca específica, inclusive) e informações institucionais sobre a empresa e seus serviços, o site também contém galeria de imagens, material multimídia e até mesmo um link para a versão online da “Revista Bandeirante”, que serve de fonte e auxílio para os jornalistas.
Atualizado diariamente, o espaço é valorizado pela empresa, assim como a comunicação com a imprensa. Senti falta apenas de um contato mais direto com a assessoria, já que não achei e-mails, informações ou telefones menos burocráticos que dessem acesso ao setor.
Sala 5 – AmBev
http://www.ambev.com.br/pt-br/imprensa
Das cinco salas de imprensa analisadas, a AmBev foi a que mais se sobressaiu em relação ao relacionamento entre o jornalista e a assessoria de imprensa, deixando clara sua intenção em ajudar no processo da construção da matéria – e não atrapalhar, como muitas das assessorias acabam fazendo. Além de uma lista extensa de telefones, ainda é possível navegar pelo site e encontrar a empresa que faz assessoria para a AmBev em cada Estado, o que deixa o jornalista mais seguro por lidar com profissionais próximos e assim, teoricamente, mais atenciosos até mesmo com os jornais pequenos.
Em relação às outras questões, a sala de imprensa da AmBev também é satisfatória – o espaço está sendo valorizado, o material é organizado e, inclusive, está atualizado e oferece fatos relevantes ao jornalista, não só para publicação, mas também em sua área de interesse (como a entrevista com a jornalista que recebeu um prêmio de um concurso promovido pela AmBev). Senti falta apenas de um material multimídia e outros gêneros de informação, como um banco de dados ou fotografias – apesar de a sala oferecer um relatório anual e outros materiais em pdf, além dos links para as mídias sociais utilizadas pela empresa.
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