Menu

Blog

 03out 

Banana da Região de Corupá recebe Indicação Geográfica

 

Projeto foi realizado pelo Sebrae Regional Norte

A Região Corupá, que inclui também Jaraguá do Sul, Schroeder, São Bento do Sul e Corupá, concluiu e encaminhou o processo de Indicação Geográfica (IG), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para alcançar o reconhecimento, os municípios contaram com a assessoria e consultoria do Sebrae Santa Catarina. A partir de agora, a região tem o selo de IG para banana no Brasil, em Santa Catarina e no mundo, o que garante local de origem, reputação, valor intrínseco e identidade própria do produto.

O projeto foi realizado entre 2014 e 2016 e envolveu pesquisa de opinião pública, pesquisa sobre qualidade do fruto da região, do clima, do solo e da geografia, produção de dois livros e de dossiê técnico científico, elaboração e definição de identidade visual, e todo escopo para receber o reconhecimento. O resultado foi apresentado na noite de quinta-feira, 22 de setembro.

As Indicações Geográficas são reconhecidas há muito tempo em países com grande tradição na produção de vinhos e produtos alimentícios, como França, Portugal e Itália. No Brasil, foi introduzida com a promulgação da Lei Propriedade Intelectual em 1996.  “A  Indicação Geográfica da Banana da Região de Corupá é a primeira Indicação de Origem do Mundo. Com certeza vai ser um marco na história da produção de banana da região”, afirma Jaime Dias Junior, coordenador do Sebrae Regional Norte.

Para ele, em tempos modernos, a globalização e a crescente integração dos mercados geram cenários cada vez mais competitivos e desafiadores e essa Indicação Geográfica será um fator determinante para adquirir vantagem econômica e crescente, proporcionando uma posição de destaque no cenário comercial do país. “O reconhecimento pode se constituir como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da região, pois permitirá o crescimento de todo o território seja através do turismo ou promoção de novos produtos e serviços”, destaca.

Atualmente, o Brasil é o quinto produtor mundial da fruta, tendo Santa Catarina como o terceiro Estado produtor nacional. A região de Corupá é a maior produtora estadual, representando 40% do total, com 1.087 famílias de bananicultores, gerando mais de 5 mil empregos diretos.

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.