Ciclos de Cinema apresenta dramas e musicais nesta sexta e sábado
*Texto recebido da assessoria de imprensa da Fundação Cultural de Joinville
Os Ciclos de Cinema “A magia do palco” continua sua programação encantada das artes cênicas nesta semana. Sexta-feira (15/04) a sessão apresenta o drama “O anjo azul” de 1930. O filme foi adaptado do romance, que leva o mesmo título, de Heinrich Mann sobre a história de degradação de um professor que se apaixona por uma cantora de cabaré.
No sábado (16/04) é a vez da produção “Marlene – o mito, a vida, o filme” de Joseph Vilsmaier. O drama musical conta a história da atriz Marlene Dietrich, que ousou nos palcos e jogou com a fama. As sessões dos Ciclos serão exibidos no auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville às 19h15. A entrada é aberta ao público e gratuita.
O projeto Ciclos de Cinema é uma realização da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), promovido mensalmente com variados temas da atualidade. As sessões ocorrem sempre às sextas-feiras e sábados.
Sinopses dos filmes:
15/04, sexta-feiraO anjo azul (Das blaue Engel)
Josef von Sternberg. Alemanha, drama, 1930, p&b, 94 min. Com Emil Jannings, Marlene Dietrich, Kurt Gerron, Rosa Valetti, Hans Albers, Reinhold Bernt, Eduard von Winterstein, Rolf Müller, Roland Varno, Carl Balhaus, Robert Klein-Lörk.
Filme que revelou Marlene Dietrich, tornou-se uma das obras-primas do cinema alemão. Josef von Sternberg realizou “O Anjo Azul”, adaptando um romance de Heinrich Mann sobre a história de degradação de um professor que se apaixona por uma cantora de cabaret. Marlene Dietrich interpreta o papel de Lola Lola, a cantora que atormenta o reprimido professor Immanuel Rath (Emil Jannings) no clube Anjo Azul. Um filme que exemplifica o ambiente vivido na República de Weimar antes de Hitler subir ao poder. O filme foi rodado simultaneamente em duas versões, uma na língua inglesa e outra na alemã, usando o mesmo elenco e a mesma equipe de produção. A versão alemã acabou ficando mais popular devido ao sotaque germânico dos atores. Falado em alemão. Monumento da história do cinema.
16/04, sábado – Marlene – o mito, a vida, o filme (“Marlene”)
Joseph Vilsmaier. Alemanha / Itália, drama musical, 2000, 126min. Com Herbert Knaup,Heino Ferch, Hans-Werner Meyer, Christiane Paul, Suzanne Von Borsody, Armin Rohde, Katharina Muller Elmau, Monica Bleibtreu, Janina, Theresa, Josefina Vilsmaier.
Ela se transformou em um mito que nunca será esquecido. Baseado em fatos reais, Joseph Vilsmaierconta a vida de uma mulher que em Berlim, foi descoberta por um diretor de cinema que a moldou, a possuiu e a transformou em uma estrela. Marlene Dietrich foi uma atriz que subiu aos palcos com a ousadia de quem cria e inova. Todos a adoravam, mas a pessoa a quem realmente amou, era a única a qual nunca poderia ter. Ela foi uma mulher extraordinária que no jogo da fama usou suas próprias regras. Falado em alemão.
Serviço
O quê: Ciclos de Cinema “A magia do palco”
Horário: 19h15
Onde: Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui
Rua Dona Francisca, 600 – Centro
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 na FCJ
Comentários (0)