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 29out 

Como funciona a comunicação na Câmara de Vereadores

 

[Relato do estudante Juliano Reinert, sobre a estrutura de comunicação da Câmara de Vereadores de Joinville, feito para a disciplina de Assessoria de Comunicação do Ielusc.]

A comunicação social na Câmara de Vereadores de Joinville tem status de diretoria, com responsabilidade de levar à comunidade joinvilense informações sobre atos do Poder Legislativo (reuniões de comissões, sessões ordinárias, homenagens etc..). O diretor de comunicação social é Antônio Viana Neves. Há, ainda, um assessor especial (Luiz Veríssimo), um jornalista (Felipe Faria), uma estagiária de jornalismo (Gisele Silveira), uma assistente de comunicação (Zilda Cidral, que cuida do administrativo da diretoria) e dois fotógrafos terceirizados (Nilson Bastian e Sabrina Seibel). Ainda não há um plano de comunicação interna. O projeto está sendo elaborado e deve ser posto em prática a partir do ano que vem. Entre outros planos, está a formação de um comitê de crise. Por enquanto, esses assuntos são tratados por meio de notas oficiais.

Como a Câmara trata de assuntos de interesse do município, cujas atribuições se encontram no site da casa, é empregada uma linguagem acessível nos seus materiais de comunicação.

Para a imprensa, as demandas são atendidas por telefone. A partir do novo site, que está para ser licitado, haverá uma Sala de Imprensa e os atendimentos somente serão realizados por meio dela, em um sistema de tickets, para que haja controle das demandas e um melhor atendimento aos jornalistas e demais profissionais de imprensa. Os assessores de imprensa dos vereadores também geram conteúdo para a comunicação da casa, embora nem todos os vereadores tenham assessores próprios. Essas informações contêm, basicamente, materiais sobre os trabalhos dos seus assessorados para publicação no site da Câmara.

A publicidade é uma forma de comunicação utilizada com pouca frequência. Quando ocorrem, são anúncios institucionais, de prestação de contas ou de informação de trabalhos realizados, como manda a lei. A agência de publicidade define onde há publicação ou veiculação desses anúncios.

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