Menu

Blog

 21mai 

Covid-19: profissionais de saúde do HDH relatam sobre mudanças de rotinas

 

Na linha de frente contra o novo coronavírus, a Covid-19, profissionais da saúde estão em maior risco na pandemia, por estarem mais expostos à doença no tratamento de pacientes. No Hospital Dona Helena, médicos e enfermeiras relatam como estão lidando com a situação em seu cotidiano no trabalho e em suas vidas pessoais.

Marcelo Amorim, médico cardiologista do corpo clínico da instituição, conta que a rotina que mais foi alterada foi a de trabalho, que se intensificou no hospital. “Diariamente precisamos modificar os cuidados, avaliar novas perspectivas de tratamento. É um desafio constante para identificar os sintomas de maneira cada vez mais precoce para definir quais pacientes precisam de um cuidado mais agressivo”, detalha. Quando não está no hospital, o profissional permanece em casa. “Isso alterou a minha rotina de saúde. Alguns hábitos que tenho, como de realizar atividades físicas, se modificaram bastante. Eu venho fazendo bem menos exercícios.”

A restrição de fluxo na sociedade, com medidas de isolamento social, segundo Sarah Augusta Lima Dos Santos, enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HDH, tem impactos positivos. “Como profissionais de saúde, estamos numa busca incessante de aprendizado e adaptação para atender da melhor forma possível. Trata-se de algo novo para todo mundo, o que nos força a intensificar as nossas atividades”, explica. Sarah frisa que, em comparação a outras pandemias, temos hoje mais recursos científicos e tecnológicos que nos favorecem amplamente. “Todavia, o recurso humano não mudou, então nós temos sim os nossos receios, os nossos medos, e enfrentamos isso como pessoas humanas. Também temos os nossos familiares e as nossas limitações. Apesar de toda a dificuldade do profissional em frente à atividade, percebo a equipe de uma forma empenhada na busca de um desfecho favorável. Nós estamos aqui por vocês.”

Comentários (0)

Os comentários estão fechados.