Dança como arte inclusiva
Texto recebido da Assessoria de Imprensa do Festival de Dança de Joinville
A arte do Festival de Dança se estende também às regiões em que os passos das coreografias além de entreter e educar, são ferramentas de inclusão e intercâmbio cultural. Hoje (28) e amanhã (29) acontece, pelo oitavo ano consecutivo, o projeto Dança Comunidade, que pretende reunir uma plateia de duzentas pessoas, na participação de dois fóruns gratuitos no SESC Joinville.
O evento que integra a programação do 28° Festival de Dança de Joinville dá aos educadores que trabalham com projetos sociais a oportunidade de trocar idéias e experiências. Este ano, o mediador destes encontros será Flávio Sampaio – bailarino, professor e coreógrafo de dança, natural do Paracuru (CE). A intenção é que estes fóruns contribuam para reflexões e vivências dos arte-educadores nas respectivas comunidades que atuam.
Nesta quarta-feira, o módulo Dança em Projetos Sociais terá como tema “Um lugar especial”, das 15h às 18horas; Já amanhã, o módulo Dança e Educação vai abordar “A concepção de aprendizagens das ações complementares à escola”, das 14h às 17horas. O Dança Comunidade é o projeto de Responsabilidade Social do Instituto Festival de Dança e reforça a importância da inclusão cultural.
Flávio Sampaio
Bailarino e coreógrafo, natural de Paracuru (CE), iniciou na dança na Escola de Danças Clássicas do Sesi, em Fortaleza. Profissionalmente dançou no Balé do Teatro Guaíra de Curitiba e no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu vinte anos. Sampaio foi professor de várias escolas de dança do País, fez trinta e quatro direções cênicas em diversas cidades brasileiras e tem textos publicados nos livros: “Ceará de Corpo e Alma”, Editora Relume Dumará, “Lições de Dança 2”, Editora da Cidade, e é autor do livro “Ballet Essencial”, Editora Sprint, 3ª edição. Atualmente dedica-se totalmente ao Projeto DançaR Paracuru. Trabalho social que reúne em sua cidade natal uma Escola de Dança, com cerca de 200 crianças e adolescentes, a Paracuru Companhia de Dança e a Mostra de Dança de Paracuru, promovido anualmente e reunindo grupos e companhias de dança de todo o País.
Comentários (0)