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 27mar 

Imagem e reputação

 

Texto: Fátima Turci
Fonte: Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2012, p. 128

Reputação é “o alicerce que constrói a confiança entre a sua empresa e o ecossistema; a razão pela qual as pessoas e as organizações fazem negócios com você”, define Edemir Pinto, presidente da BM&FBovespa. (…) Só será consolidada, porém, com uma conjunção de atributos como os elencados por Edemir: transparência, governança, qualidade e integridade da administração, cultura corporativa, sistemas de gestão de risco, práticas de negócio, solidez financeira e satisfação dos clientes. (…)

Manter a reputação de seriedade é vital para qualquer empresa, mais ainda para alguns segmentos que vendem serviços, ou confiança, como destaca Betina Moreira, diretora da UHY Moreira Auditores. Portanto, a comunicação fica com o papel de solidificar a identidade e disseminar a imagem.

Não mudaram apenas as ferramentas – incluindo nomes nunca dantes navegados como facebook, tablets, twitter, intranet, podcast, blogs, linkedin -, mas também com quem fazer a ligação, com quem falar: os stakeholders. Antes bastavam apenas alguns formadores de opinião para atingir seu público-alvo. Hoje, sabe-se, como destaca Edemir, que reputação e confiança não se limitam aos clientes. “Influenciam a sua capacidade de atrair e reter funcionários, investidores e parceiros; afetam a sua relação com reguladores, grupos de pressão, mídia e as comunidades em geral”.

Comunicação ganha assim uma missão árdua e ousada, assinala André Dias, presidente da Monsanto: “Cria uma legião de admiradores e apaixonados pelo que fazemos”. Esse orgulho a que ele se refere não e apenas para vender produtos, mas para atrair e reter talentos, dilema hoje de todas as empresas diante do crescimento econômico e da mobilidade pessoal. “Benefícios e salários não bastam e aí entra a comunicação, ajudando a engajar colaboradores, atuais e potenciais, na missão da empresa”. Dessa forma é indispensável ter uma comunicação integrada para garantir homogeneidade da própria reputação.

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