Menu

Blog

 08jun 

Mondo Strategies, que tem unidade em Joinville, transfere matriz para Boston (EUA)

 

Multinacional, com equipe altamente especializada, clientes na América do Sul, América do Norte e Europa, centro de pesquisas em Massachusetts (maior centro de ensino mundial e Estado número um em inovação nos Estados Unidos), rotina de videoconferências. Não se trata de uma grande corporação, como pode parecer, mas de uma pequena consultoria fundada em Joinville, Santa Catarina, e que agora está transferindo sua matriz para Boston.

A Mondo Strategies, especializada na indústria de software, foi criada há sete anos por Ernani Ferrari, ex-diretor de gigantes como Datasul, Infor e QAD. “Planejava iniciar as atividades com projetos de internacionalização para clientes norte-americanos, para o que temos uma experiência singular, mas identifiquei uma grande necessidade no mercado brasileiro e, por isso, à época decidi conduzir alguns projetos no Brasil em vez de retornar para a Califórnia, onde morava. Daí que nossos escritórios no Brasil foram estabelecidos antes que o dos EUA. Agora, temos energia para continuar atendendo nossos clientes no Brasil e podemos investir em nossa operação nos EUA”, conta o fundador.

Com mais de 50 clientes conquistados no período, incluindo pequenas e médias empresas de software e também nomes como Microsoft, IBM e Totvs, além de “oito das quinze maiores provedoras de aplicativos do Brasil”, segundo Ferrari, a empresa conduz projetos que variam de dois a dez meses de duração, chegando a dois anos, em alguns casos. Consultor-chefe, Ferrari esclarece que o ritmo de crescimento não pode ser acelerado: “Hoje,  95% dos novos clientes contratam um segundo projeto em menos de um ano. Após, apresentam novos projetos a cada dois anos, em média. Como nossos profissionais são altamente especializados, o crescimento da capacidade produtiva é limitado.”

A empresa reconhece o potencial do Brasil, mas aposta mais ainda nos EUA. “É surpreendente as empresas do país que é o maior produtor mundial de software apresentarem tantos processos e estruturas ineficientes. Como aplicamos conceitos e métodos de ponta, o mercado é muito promissor para nós. A operação americana foi formalizada em 2011, mas só começamos a operar agora. Estamos trabalhando no estabelecimento da marca e no relacionamento com associações e empresas locais, em um processo de venda que demanda a geração de confiança”, comenta o consultor. “Termos estabelecido um escritório de apoio em 2010 simplificou o processo”, complementa.

A iniciativa não será barata. Além da energia despendida (Ernani mudou sua base para Boston e passa 50% do tempo lá e 50% no Brasil) e gastos com viagens dos consultores, há os custos com os colaboradores baseados nos EUA, instalações físicas, equipamentos, advogados, contadores, comunicação e demais despesas do dia a dia. O orçamento aponta investimentos que ultrapassarão US$ 1 milhão nos dois primeiros anos. “Inovar e andar à frente custa, mas traz resultados”, finaliza o empresário.

Sobre a MondoStrategies

A Mondo Strategies é a única consultoria no Brasil especializada em gestão integrada de software. Com base em mais de 20 anos de experiência internacional, apoia empresas de software para sua gestão estratégica, a evolução de seus processos e modelos operacionais, e para a internacionalização e localização de seus produtos e processos. Atua, ainda, com empresas usuárias de sistemas de informação em projetos complexos e para a evolução de seus portfólios de soluções, além de suportar investidores em avaliações de soluções e empresas do mercado.

Fundada por Ernani Ferrari em 2005, a empresa conta com escritórios em Joinville, São Paulo e Boston e tem conquistado como clientes empresas de software de todos os portes, incluindo start-ups e algumas das maiores empresas do mercado nacional e mundial.

Para mais informações, visite www.mondostrategies.com.

Assessoria de Imprensa Mondo Strategies. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Tel. (47) 3025-5999.

Comentários (0)