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 17jan 

O filão das MPEs

 

[Artigo do Guilherme, publicado n´A Notícia em 8 de janeiro]

Em um meio no qual o suporte da pesquisa, para orientar caminhos e mensurar erros ou acertos, é coisa recente, merece aplauso a iniciativa do jornalista Osni Alves Júnior, que finaliza levantamento dedicado a investigar o quanto as micro e pequenas empresas (MPEs) do Norte catarinense vêm empregando as chamadas redes sociais, além de estratégias de assessoria de imprensa, para crescer e aparecer.

Pós-graduando em gestão da comunicação empresarial e relações públicas, Osni distribuiu questionário a profissionais da área, buscando, antes de mais nada, mapear a existência de estruturas profissionais de comunicação corporativa junto a MPEs. Mesmo antes de ter acesso aos dados apurados pelo colega, pode-se arriscar palpite, apostando em um quadro positivo, que registre a abertura crescente das MPEs a ações mais articuladas de relacionamento público a partir de um trabalho qualificado de comunicação no qual a interface com a mídia e a presença nos twitters da vida são dois carros-chefes (desde que conectados a um amplo planejamento que lhes dê nexo).

Como fruto de um largo processo de profissionalização desse tipo de prática que toma corpo há cerca de duas décadas, em organizações de maior porte, já se observa um movimento consistente também naquela faixa mais abaixo da pirâmide empresarial, que desperta para a necessidade premente de se manifestar pela via da comunicação correta, sistemática e atenta ao interesse público.

Na região de Joinville, não são raros os exemplos de empresas menores que nem por isso deixam de priorizar investimentos para marcar presença em redes sociais e levar informação ao público por intermédio da imprensa – cada vez mais atenta, por seu turno, a boas histórias de sucesso vindas desse filão. Já há agências especializadas em atender a tal demanda, cheia de peculiaridades, e, puxando o trem, a própria Ajorpeme, associação de classe que congrega as MPEs, mantém um trabalho dinâmico e pró-ativo de comunicação. É por aí, pelas micro e pequenas empresas, que se dará o incremento esperado da atividade de comunicação corporativa nos próximos anos. (Enquanto isso, quem milita na área espera curioso pela pesquisa do Osni, que tende a assinar embaixo do que se escreveu acima.)

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