PRÊMIO EMBRACO DE ECOLOGIA SERÁ APRESENTADO EM CONGRESSO NA BAHIA
Ação também receberá o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SC
Joinville, 4 de novembro de 2016 – Com 24 anos de história, o Prêmio Embraco de Ecologia incentiva e reconhece práticas socioambientais adotadas nas instituições de ensino de Joinville. No dia 9 de novembro, a ação social da Embraco será apresentada na 4ª edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia, em Salvador (BA). Reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior, entre 5 e 9 de novembro, o evento abordará assuntos como mudanças climáticas, acidificações dos oceanos, oceanografia biológica e física, sociedade e educação.
Quem vai expor as ações do prêmio para os participantes do congresso é Gisele Rosa Abrahão. Bióloga, doutoranda em geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gisele atuou por dez anos como consultora do prêmio e hoje integra a comissão de especialistas que escolhe as escolas vencedoras. “No Prêmio Embraco de Ecologia as unidades escolares trabalham temas relacionados com o cuidado ao meio ambiente, dentro de sua realidade, incluindo áreas urbanas e rurais, onde podem sem encontradas uma rica diversidade de Mata Atlântica, incluindo uma área significativa de manguezais”, observa.
Dividido em duas categorias, “Ação” (que prevê o período de um ano de execução) e “Transformação” (dois anos para implantação), em mais de duas décadas, o prêmio recebeu 823 projetos, 106 dos quais implantados com o patrocínio da empresa. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecido pelos prêmios Eco, da Câmara Americana de Comércio, e Expressão de Ecologia, e incluído no currículo de apresentações em conferências de educação ambiental dentro e fora do Brasil.
Neste ano, em sua 24ª edição, o prêmio abordará o tema “Estruturas Sustentáveis”. Todos os trabalhos inscritos seguem a metodologia de Espaços Educadores Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que promove a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida.
Modelo
Além de resgatar a história do Prêmio Embraco, Gisele também destacará as ações do Centro de Educação Infantil Espinheiros. Contemplado em 2013, na categoria Ação, e em 2014, na categoria Transformação, o CEI é um dos exemplos da influência do prêmio nas escolas: “O Prêmio Embraco de Ecologia é um divisor de águas. Tínhamos uma situação delicada com a qualidade dos nossos espaços. A partir do chamado Barco Observatório, que foi o primeiro projeto, iniciamos ali um processo de mudança”, afirma a diretora Maria Eli Rabethge. O barco foi construído nos fundos do CEI e é utilizado pelas crianças para observar o manguezal e o descarte incorreto de lixo no local.
Dentre as ações implementadas na segunda etapa, foi feito um sistema de captação de água da chuva, coleta seletiva, recuperação da área de mangue e a construção de um forno sustentável.
Iniciativa premiada
No dia 17 de novembro, a Embraco receberá o Prêmio Ser Humano, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). A empresa foi reconhecida na categoria “Cases Socioambientais”, com o trabalho desenvolvido pelo Prêmio Embraco de Ecologia.
O objetivo do prêmio é reconhecer profissionais e organizações que tenham contribuído para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações. A cerimônia de premiação será realizada na Associação Empresarial de Joinville (Acij), a partir das 20h.
Para mais informações e detalhes sobre o PEE, acesse o site www.premioembracoecologia.com.
Sobre a Embraco
A Embraco é uma multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração focada em inovação. O compressor é o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 40 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 11 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia. Para saber mais sobre a Embraco acesse www.embraco.com.
Informações para a imprensa
Mercado de Comunicação
Guilherme Diefenthaeler
Tel.: (47) 3025-5999
guilherme@mercadodecomunicacao.com.br
Embraco – Comunicação Embraco Brasil
Líria Rodrigues
(47) 3441-2420
www.embraco.com
Comentários (0)
Os comentários estão fechados.