Menu

Blog

 04jun 

R$ 5 milhões em projetos de proteção ao meio ambiente

 

SUGESTÃO DE PAUTA

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente. 

INVESTIMENTOS E AÇÕES AMBIENTAIS 

Proteção Ambiental – Investimentos

A Whirlpool Latin America investiu, em 2009, mais de R$ 5 milhões em projetos de proteção ao meio ambiente. As iniciativas tiveram características preventivas, de promoção da responsabilidade ambiental e visaram ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em suas unidades de São Paulo, Rio Claro Joinville e Manaus. O valor é mais de 70% superior ao que foi investido em 2008 e 167% maior que o aplicado em 2007. 

Princípios de Proteção Ambiental

  • Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  • Promover a responsabilidade ambiental;
  • Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente; 

A atuação da Whirlpool Latin America se pauta pelo atendimento às necessidades de seus consumidores com ética, inovação e transparência, oferecendo produtos e negócios com reduzido impacto ambiental. A diminuição do consumo de energia elétrica, gás, água e até mesmo de insumos, além da mitigação dos impactos sobre o meio ambiente, são características levadas em conta no desenvolvimento dos produtos da empresa – da fase de elaboração dos projetos até seu lançamento. 

Em 2009, a Whirlpool Latin America reduziu o consumo em 12,5% em óleo diesel e outros 12% em gás GLP. Isto em um cenário de produção acelerada causada pela redução do IPI para o setor. Estes números constam do Relatório de Sustentabilidade que a Whirlpool divulga este mês, com metodologia da Global Reporting Initiative (GRI). 

A redução do consumo de água nas operações da Whirlpool é uma meta permanente da companhia. Todos os eletrodomésticos fabricados pela empresa, principalmente os da área de lavanderia, são pensados e produzidos tendo em vista essa meta. Prova disso é que 100% do portfólio de lavadoras lançadas pela Whirlpool é etiquetado como Classe A pelo Procel, que, além do consumo de energia, também mede a eficiência da

lavagem e o consumo de água. Há mais de cinco anos a empresa reutiliza a água consumida nos testes finais da operação da lavanderia em Rio Claro, o que é equivalente a 10 mil m³, em circuito fechado. Com essa recirculação, em 2009 foi possível uma economia de 64 mil m3 de água. 

Materiais

A Whirlpool Latin America busca a redução do volume e do impacto dos insumos utilizados na fabricação de seus eletrodomésticos, principalmente, aço, alumínio, cobre, papelão e plásticos. Os esforços nesse sentido permitem à empresa desenvolver máquinas de lavar roupa constituídas por 80% de polipropileno, um plástico com alta taxa de reciclabilidade. Já os refrigeradores são produzidos com 90% de materiais recicláveis. 

A Whirlpool Latin America foi a primeira do setor de eletrodomésticos da região a atender aos requisitos da Diretiva Europeia RoHS 2002/95/EC, que estabelece os mais rigorosos padrões de segurança em relação a substâncias nocivas. A certificação, conferida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), exige que 100% dos fornecedores de componentes também passem pelo mesmo crivo. Desde julho de 2006, a diretiva determina fiscalizações para que as mercadorias exportadas não contenham componentes prejudiciais à saúde humana, como chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, bromobifenilas e éteres de bromobifenilas. 

Nano cerâmico – pré-tratamentoCom o intuito de reduzir custos e diminuir seu impacto ambiental, a empresa incluiu, em 2007, a nanotecnologia em seus processos de pré-tratamento de pintura. O nanocerâmico foi a alternativa mais ecologicamente correta encontrada pela empresa para substituir o fosfato utilizado no processo de pré-tratamento de chapas de aço, usadas na fabricação de eletrodomésticos da linha branca. 

Essa tecnologia permite que o pré-tratamento dos metais seja feito a frio – o que reduz o consumo de energia em aproximadamente 10% e de água em 40%. As alternativas que empregam o fosfato necessitam de temperaturas elevadas para realizar o mesmo procedimento. Outra vantagem do nanocerâmico é não produzir borra, resíduo que, no caso do fosfato, contém metais pesados em sua composição. 

TerpenoDentro do processo de pré-tratamento das peças, a empresa utiliza o terpeno na limpeza das chapas de aço que constituem a estrutura dos fogões. A substância possui a vantagem de ser um composto orgânico (é extraído do óleo de pinho e de frutas cítricas) e biodegradável, que também pode ser utilizado como desengraxante e antibactericida. Além de não agredir o meio ambiente e a saúde dos profissionais que o utilizam, o terpeno possibilita ainda a redução do consumo de energia (corte de 20%), pois a limpeza das chapas é feita à temperatura ambiente – da mesma forma que o processo que emprega o nanocerâmico. O terpeno vem sendo utilizado desde 2008, em Rio Claro (SP). 

Em 2010, sua aplicação será expandida para a fabricação dos demais produtos da empresa, como fruto dos bons resultados obtidos. O emprego do terpeno nos processos em Rio Claro permitiu uma redução de 76% no consumo da água utilizada nos tanques de desengraxe e de 92% da água empregada nos tanques de enxágue. Também por conta da utilização do terpeno, a produtividade mensal do processo de limpeza das chapas passou a cerca de 99,3%. 

Produtos

Para a Whirlpool Latin America, a redução dos impactos ambientais dos produtos que fabrica é um firme propósito desde o início de suas atividades. A empresa trilha esse caminho principalmente por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras em sua linha de eletrodomésticos. 

O desenvolvimento de produtos energeticamente mais eficientes é um ponto bastante presente nas operações da Whirlpool Latin America. E a empresa tem se empenhado constantemente em reduzir o consumo de energia – como gás, nos fogões, e eletricidade, nos demais produtos – durante a vida útil dos eletrodomésticos que fabrica, pois esse é o fator mais relevante quando se leva em conta a sustentabilidade de um produto. 

De acordo com os critérios do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), ao final de 2009, 97% do portfólio da empresa estava incluído na categoria Classe A, que atesta baixas taxas de consumo de energia. A Whirlpool impõe metas muito desafiadoras no que diz respeito ao consumo de energia durante a vida útil de seus produtos. Com isso, a cada ciclo de dez anos, tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. 

A empresa ressalta ainda que mais de 90% do portfólio de fogões, lavadoras e refrigeradores das marcas Brastemp e Consul é composto por produtos Classe A em consumo energético, de acordo com os padrões do INMETRO. 

A Whirlpool apoia, desde seu lançamento, os programas nacionais de rotulagem de produtos energeticamente eficientes, como o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Em 2009, a empresa teve 253 produtos certificados no Procel e 57 no Conpet (contra 212 e 57, respectivamente, de 2008). 

Visão de Sustentabilidade

A Visão de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America considera um futuro com equidade social, segurança, neutralidade em emissões de carbono, com uso sustentável da água, livre de substâncias nocivas e sem desperdícios durante o ciclo de vida dos produtos. 

Hoje, todas as áreas da companhia têm objetivos e metas de Sustentabilidade – inclusive, refletidos nos bônus dos executivos – acompanhadas mensalmente.

Comentários (0)