Resultados da Escola da Manufatura nas unidades da Whirlpool
Assunto: A “Escola de Manufatura”, implantada em 2006 na Whirlpool S.A. – Unidade de Eletrodomésticos, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, já ofereceu aos colaboradores mais de 365 mil horas de treinamento. O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários das áreas de manufatura da empresa em Rio Claro (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM), visando a melhoria contínua de resultados e competitividade. De 2006 a 2007, cada colaborador horista da manufatura teve, em média, 25 horas de treinamento.
Resultados nas unidades fabris:
§ Rio Claro - Foram 63.600 horas de treinamento desde o início das atividades da Escola de Manufatura. Os principais treinamentos realizados foram: Conexão, 5S, Conhecendo o Produto, Qualidade, Whirlpool Production System, Torque, entre outros.
§ Joinville - foram 234.507 horas de treinamento. O foco dos treinamentos são os processos críticos e até novembro de 2007 foram implementados 19 novos treinamentos, atuando diretamente nos principais problemas de Qualidade no campo (casa dos consumidores).
§ Manaus (Brastemp da Amazônia) - foram 66.955 horas de treinamento. Temos um aumento significativo no quadro por conta da alta sazonalidade e todos os novos colaboradores participam de um treinamento intensivo para capacitá-los e integrá-los aos processos da fábrica. Quando temos entrada de novos modelos, também damos orientações detalhadas sobre as etapas de montagem e esclarecimento de todas as dúvidas.
- Os resultados da Escola de Manufatura reforçam 3 aspectos importantes para a Whirlpool:
- 1. Foco no Consumidor, ao garantir a capacidade operacional em suas fábricas para gerar produtos que atenderão às expectativas dos consumidores;
- 2. Valorização do capital humano, ao criar oportunidades de desenvolvimento e, consequentemente, possibilidades de encarreiramento dos colaboradores da Manufatura;
- 3. Cultura de resultados extraordinários, ao preparar seus colaboradores para a perfeita execução de suas funções.
Modelo da Escola – é baseada num modelo que une além de conceitos teóricos, a prática do dia-a-dia em um ambiente que permite a simulação em uma célula de produção. Praticar os conceitos faz com que o treinando fixe os novos conhecimentos.
Locais de treinamento e instrutores: a Escola de Manufatura conta com locais específicos para os treinamentos, além de espaços projetados para simular as operações das linhas de produção de eletrodomésticos. Os treinamentos são padronizados em todas as plantas da empresa a fim de que todos os participantes recebam as mesmas instruções. Com recursos adequados à aprendizagem, instrutores qualificados e foco nos princípios básicos da educação de adultos (Andragogia), a Escola de Manufatura reforça seu papel de agente social ao apresentar uma solução eficaz para acelerar o aprendizado e gerar uma oportunidade aos líderes de atuarem no papel de treinadores internos. Com esta iniciativa a empresa encontrou uma maneira eficiente de gerar aprendizado e melhorar a performance dos funcionários, refletindo positivamente na motivação, maior capacitação, ganhos de produtividade e qualidade, sem perder o foco nos resultados e na conquista e lealdade dos consumidores.
Módulos Ministrados – Dentre os módulos ministrados estão Metrologia; Conexão; Torque; Conhecendo o produto; Metodologia de trabalho; Injepró e Formação de Multiplicadores Internos, além da Integração Específica para novos colaboradores, que proporciona às novas equipes a oportunidade de participarem de um treinamento prático e teórico antes de atuarem em seus postos de trabalho.
Sou professora e mestranda da Universidade Metodista de São Paulo, estou pesquisando sobre Educação corporativa, capital humano como estratégia empresarial e fiquei curiosa em conhecer o trabalho de vocês.
Ouvi alguns comentários sobre o excelente resultado alcançado com este treinamento.
Existe também algum trabalho com outros colaboradores da empresa em cargos estratégicos como gerência ou diretoria?
Se puderem disponibilizar algum material para minha pesquisa, agradeço.
O tema da minha pesquisa é A Importância da Educação Corporativa como estratégia Empresarial.
Agradeço a atenção.
Sílvia Palmieri Taniguchi
Cel.011-9955.3007