Menu

Blog

 30mai 

São Paulo premia “municípios que fazem render mais”, adotando proposta lançada em Santa Catarina

 

As administrações públicas mais eficazes ganham destaque com o Prêmio Municípios que Fazem Render Mais. Realizada pela primeira vez em São Paulo, a premiação será nesta segunda-feira, 4 de junho, às 15 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp).

A iniciativa foi lançada em 2010 pela Associação Empresarial de Joinville (Acij) na gestão do empresário Carlos Rodolfo Schneider, também coordenador do Movimento Brasil Eficiente, em parceria com o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (CEAPG). O prêmio  contou com o apoio de diversas entidades empresariais dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre elas: Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), além do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Santa Catarina e do Paraná.  Neste ano, em São Paulo a  premiação foi coordenada pela Fiesp, em conjunto com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ao todo, 74 municípios paulistas se inscreveram no prêmio, seguindo critérios baseados na contagem populacional. Uma banca julgadora, composta por especialistas em gestão pública, premiará até nove administrações, sendo três em cada uma das categorias: municípios com até 50 mil habitantes, de 50 mil a 250 mil habitantes e com mais de 250 mil habitantes – levando em consideração as diferentes realidades e desafios.

Para participar, os gestores devem apresentar cinco ações desenvolvidas – como projetos, programas e medidas – que beneficiem diretamente a comunidade local. Com o objetivo de identificar, reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão dos recursos públicos, o concurso pontua os municípios inscritos a partir de sete dimensões: sustentabilidade das ações, transparência da gestão, participação da sociedade nas decisões governamentais, estímulo ao desenvolvimento local, valorização da relação entre custeio e investimento, da qualidade dos investimentos e combinação de responsabilidade fiscal e responsabilidade social.

A banca julgadora e o comitê técnico foram nomeados pela coordenação do prêmio, conduzida pelo CEAPG da FGV. Durante o processo, são analisadas informações qualitativas e indicadores quantitativos, de base oficial, como Tribunal de Contas dos Estados e IBGE. Nas etapas finais, os 15 finalistas recebem a visita dos pesquisadores.

O prêmio não distribui recursos financeiros. A proposta é dar visibilidade às administrações municipais que planejam suas ações, possibilitam uma gestão participativa e prestam contas de seus serviços com responsabilidade, disseminando cases de sucesso, a fim de contagiar outros municípios. Em 2013, haverá nova edição do prêmio na Região Sul e em São Paulo, com a expectativa de que novos Estados adotem o concurso.

Mais informações: http://www.fiesp.com.br/premio-municipios/

 

Assessoria de Imprensa Ciser. Mercado de Comunicação.

Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS).

Telefone: (47) 3025-5999.

Comentários (0)