Menu

Blog

 09fev 

Setor vai crescer em 2011

 

Segue a leitura do Anuário Brasileiro das Agências de Comunicação e da Comunicação Corporativa 2010/2011. Ainda na introdução, um artigo do presidente da Abracom, Ciro Dias Reis, comemora os números que o guia apresenta: “Ao que tudo indica, a sombra da crise econômica internacional de 2008, que muito afetou nosso segmento, começa a se dissipar”. Ele se refere ao desempenho médio das agências que atuam na área corporativa em 2010: o crescimento foi de 25%, ante um PIB de 7,5%. Trata-se, diz ele, de um “momento especial”: “Com crescimento econômico, os investimentos em comunicação se consolidam e a demanda por serviços na área tendem a aumentar, não sem enfrentar dificuldades”. Na opinião do profissional, 2010 foi um ano de retomada, tanto no setor privado (“na perspectiva de bons resultados, as empresas aceleraram demandas, especialmente em comunicação nas redes sociais e comunicação interna”) quanto no público, com o advento de um novo marco legal que exige licitações específicas para a contratação, pelo governo, de serviços de comunicação corporativa. “A conjuntura é muito favorável para o mercado de comunicação corporativa. Mas há muito a ser feito para que nossa atividade seja finalmente percebida como estratégica pelas organizações”, pondera o autor.

(Amanhã, mais pinceladas a partir das informações e opiniões trazidas pelo Anuário.)

Comentários (0)