Whirlpool Latin America mantém ações para preservação ambiental
ASSUNTO
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Visão de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America
* A Visão de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, com base conceitual do The Natural Step, considera um futuro com equidade social, segurança, neutralidade em emissões de carbono, sem substâncias nocivas nem desperdícios ao longo do ciclo de vida dos produtos.
* A companhia concentra esforços na consolidação do respeito ao meio ambiente, como parte da cultura da organização, tornando mais rigoroso o monitoramento dos processos e motivando os funcionários a aderirem aos conceitos de sustentabilidade.
* Hoje, todas as áreas da companhia têm objetivos e metas de Sustentabilidade – inclusive, refletidos nos bônus dos executivos – acompanhadas trimestralmente por meio de um sistema chamado Sférico.
Posicionamento
A Whirlpool Latin America busca níveis cada vez mais elevados de eficiência energética e de consumo de água e insumos. A companhia tem como meta produzir, de maneira cada vez mais limpa, produtos reconhecidamente menos poluentes. O objetivo é ser líder na conscientização da importância do consumo consciente, perpetuando seus valores e suas práticas para consumidores, colaboradores, fornecedores e revendedores.
Metas de Sustentabilidade na Whirlpool
2008 foi o primeiro ano em que 22 áreas da companhia tinham metas de sustentabilidade em seus planos de negócio. Em 2009, todas as áreas da empresa têm essa categoria de meta, associadas à distribuição dos bônus. A sustentabilidade foi incorporada pelo negócio e assim permanecerá.
PROJETOS E AÇÕES AMBIENTAIS DA WHIRLPOOL LATIN AMERICA
Todos os projetos sociais e ambientais da Whirlpool Latin America serão mantidos em 2009, alguns ampliados e outros criados internamente (novos processos que também envolvem investimentos).
Proteção Ambiental
Em 2008, foram investidos mais de R$ 3 milhões em proteção ambiental nas três unidades fabris – Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP) – cerca de 55,64% a mais que o registrado no ano anterior.
Projeto Ozônio
A Whirlpool Corporation possui a meta global de reduzir, até 2012, 6,6% de suas emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa, em relação aos níveis detectados em 2003, mesmo com a previsão de aumento da produção em 17%, no mesmo período. A Whirlpool Latin America é uma das regiões envolvidas nesse processo e contribui para atingir esse objetivo, na medida em que desenvolve geladeiras efreezers mais eficientes. Combater o aquecimento global é uma das ações essenciais. Alguns programas foram fundamentais para a cobertura dessa meta, nos últimos anos. A substituição de gases CFCs por HFCs, entre 1997 e 2000, reduziu em cinco vezes o total de emissões anuais.
O projeto Ozônio, lançado em 2000, capacita e conscientiza profissionais técnicos de 400 Autorizadas (SAB) de todo o País para o recolhimento, reciclagem e descarte correto de gases refrigerantes utilizados em freezeres, refrigeradores e condicionadores de ar. Em oito anos de existência, recolheu mais de 14,4 toneladas de gases refrigerantes. Resultados 2008: 2.758 Kg/Ano de CFC/HFC recolhidos para reciclagem. Meta 2009: manter atividade e ter um total igual ou maior de gases recolhidos e reciclados.
Habitats Protegidos
A Whirlpool Latin America investe, continuamente, em processos produtivos mais limpos e produtos mais ecoeficientes. A companhia possui instalações em áreas de preservação permanente (APPs), em Joinville e Manaus, nas quais são realizados plantios de árvores para minimizar o impacto da ocupação. Em 2007, foram plantadas em Joinville 400 mudas de árvores nativas. Em 2008 este número foi de 470 mudas. O manejo em Manaus acontece na mata nativa protegida por Lei.
Consumo de Água nas Unidades
A Whirlpool está atenta à necessidade de limitar o uso dos recursos hídricos. O consumo total de água nas unidades Joinville, São Paulo, Rio Claro e Manaus, teve redução de 11% entre 2007 e 2008 – foi de 855.977 m³ para 761.467 m³.
Consumo de Energia
A energia elétrica é fundamental para a fabricação e funcionamento dos produtos da Whirlpool. A alta demanda por energia é, no Brasil, um dos itens mais críticos para a indústria; por isso, a empresa pretende reduzir o seu consumo sistematicamente. Essa necessidade tornou-se ainda maior, após a crise de oferta de eletricidade vivida no país, em 2001. Duas das unidades da empresa reduziram, significativamente, em 2008, o consumo de energia elétrica. Joinville reduziu cerca de 6,5% e Manaus em torno de 12,8%.
Consumo de Energia Primária
O consumo total de gás natural nas unidades da Whirlpool no Brasil caiu de 8.556.718 m³ em 2007 para 7.618.046 m³ em 2008. O consumo de GLP foi de 1.275.568 kg em 2008 contra 1.343.356 kg em 2007. O de óleo diesel saltou de 18.652 litros em 2007 para 6.072 em 2008 litros.
Resíduos sólidos Gerados
Ano passado, a empresa registrou redução na quantidade de resíduos sólidos gerados (somando as unidades Manaus, Joinville, São Paulo e Rio Claro). Foram 28.286,19 toneladas, em 2008, contra 28.578,22 toneladas em 2007.
A preocupação com o gerenciamento dos resíduos gerados nas plantas industriais da Whirlpool também é presente no dia a dia das atividades produtivas. Em 2008, a empresa recebeu o Prêmio Fritz Müller de Gestão Ambiental, da Fundação de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma), pela solução encontrada para a fábrica
de Joinville. Com a utilização de uma técnica moderna, chamada Tecnologia Nanocerâmicos, houve diminuição dos teores de fósforo e nitrogênio nos efluentes, evitando, assim, a contaminação de rios. Nas unidades, existe um programa de coleta seletiva. A exceção é o Centro Administrativo, onde o gerenciamento dos resíduos é realizado pelo condomínio no qual está instalado.
Brastemp Viva!
Iniciativa pioneira da marca Brastemp, retira na casa do consumidor todas as embalagens dos produtos Brastemp e Consul vendidos no sistema porta-a-porta, em regiões da Grande São Paulo e Baixada Santista. Em cinco anos, mais de 100 toneladas de papelão, plástico e isopor foram destinadas à reciclagem por meio da iniciativa. Em 2008, a Brastemp firmou parceria com o Wal Mart e dividiu seus conhecimentos no processo de logística reversa de embalagens que vão desde a logística para a coleta até a maneira mais sustentável para o descarte.
Em 2008: 48,32% das embalagens recolhidas dos produtos vendidos por meio do sistema de venda direta, na Grande São Paulo e Baixada Santista, foram retornadas. Dentro desse volume, 32 toneladas, equivalentes a 98% das embalagens retornadas, foram recicladas, incluindo papelão, plástico e EPS (poliestireno expandido). O papelão e o plástico são destinados à ONG SuperEco, que reciclou mais de 34 toneladas desde 2003. Meta 2009: ter 50% das embalagens de produtos vendidos porta-a-porta retornados para reciclagem e expandir esse projeto com mais parceiros.
Materiais
Um passo importante foi a conquista, por parte da unidade de Joinville, da certificação pela norma internacional IECQ – QC 080000 HSPM. Essa certificação garante que a empresa estabelece procedimentos voltados à gestão de substâncias nocivas ao meio ambiente. Além dessa certificação, todos os produtos exportados para a Europa obtiveram o selo de conformidade Restrição de uso de Substâncias Nocivas (RoHS). A Whirlpool foi a primeira empresa do setor de eletrodomésticos, no mundo, a conquistar esse selo, expedido pelo Bureau Veritas Certification (BVC). Para a obtenção do selo, também foi necessária a certificação de 100% dos fornecedores de componentes e materiais utilizados nos produtos exportados para a Europa. Foram mais de 160 fornecedores envolvidos no processo. A Diretiva da União Europeia sobre Restrição de uso de Substâncias Nocivas (RoHS), em vigência desde julho de 2006, obriga os fabricantes a demonstrar que seus produtos exportados contêm níveis mínimos ou não possuem substâncias nocivas à saúde humana, como chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, bromobifenilas e éteres de bromobifenilas.
Rotulagem de Produtos
A energia utilizada ao longo da vida útil dos produtos é muito mais relevante para avaliar os impactos ambientais do que a utilizada em sua produção. Em média, um refrigerador consome, em dois meses de uso, a mesma quantidade de energia que a
Whirlpool consumiu para produzi-lo em sua fábrica. Por isso, o desenvolvimento de produtos energeticamente mais eficientes é outro ponto de intenso trabalho.
Com relação a procedimentos de rotulagem de produtos, a empresa teve, em 2008: 212 certificados com o selo PROCEL, de 309 produtos avaliados, e 57 certificados com o selo CONPET, de 68 avaliados.
Portfólio de Produtos
Em dezembro de 2008, 100% do portfólio em produção de lavadoras e fornos Brastemp e Consul, 100% dos condicionadores de ar Brastemp e 100% dos refrigeradores Consul eram classificados pelos critérios de eficiência energética do INMETRO como classe A. A evolução de 2007 para 2008 em eficiência de energia (Classe A) para produtos Brastemp e Consul foi de 66% para 87% em condicionadores de ar, de 93% para 100% em lavadoras automáticas e semiautomática e de 63% para 70% nos refrigeradores e freezeres. Refrigeradores lançados nos últimos dois anos, por exemplo, gastam 23 kwh/mês de energia, contra 46 kwh/mês de produtos lançados doze anos atrás. No caso das lavadoras de roupas, o uso de água desses equipamentos caiu quase 60%, se comparado aos fabricados há dezoito anos. As lava-louças, por sua vez, chegam a economizar até 82% de água em relação à lavagem manual. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para estudos referentes ao desenvolvimento de queimadores de fogões domésticos com maior eficiência energética.
Purificadores de Água Brastemp
O Purificador de Água Brastemp trouxe um modelo novo à comercialização de eletrodomésticos. O consumidor aluga o produto, pagando uma mensalidade. A empresa se responsabiliza pela manutenção dos seus purificadores. Seu funcionamento é acompanhado continuamente por técnicos, o que deixa de ser uma simples relação de compra e venda. Mais de 81 toneladas de metal e plástico foram recicladas pela Whirlpool Latin America, em 2008, proveniente dos Purificadores de Água Brastemp. A Whirlpool é responsável pela substituição, desmontagem e envio dos componentes para empresas habilitadas em reciclagem. Isso evita o descarte incorreto dos materiais na natureza. O índice de reciclabilidade do Purificador de Água Brastemp está entre 97 e 99%.
Nas visitas técnicas, realizadas a cada seis meses ou a partir da solicitação dos clientes, o aparelho é verificado, e peças são trocadas, de acordo com a necessidade. Assim, a Whirlpool consegue garantir o bom funcionamento do produto e a saúde de seus consumidores. Os clientes têm uma boa relação custo-benefício para a realização desse serviço, tendo em vista a economia feita por dispensar a compra de galões ou garrafas de água mineral. Reconhecido por sua utilidade e contribuição para a conservação do meio ambiente – economiza a utilização de plásticos e o transporte de água em galões – o Purificador tem uma base de negócios que cresce cerca de 15% a cada ano, considerando o número de assinaturas.
Central de reciclagem
A central de reciclagem de Joinville foi a responsável, desde 2005, pela reciclagem de, aproximadamente, 995 toneladas de resíduos pós-consumo resultantes de refrigeradores descartados, recolhendo aproximadamente 1.050 quilos de gases CFC e HCFC. O projeto, batizado de Processo de Logística Reversa e Reciclagem de Eletrodomésticos, deu à Whirlpool o Prêmio Expressão de Ecologia 2008.
Novos investimentos em 2009
- Relatório de Sustentabilidade – A partir deste, ano a Whirlpool Latin America passa a adotar o formato GRI – Global Reporting Initiative para reportar suas ações de sustentabilidade. O documento se torna ferramenta de gestão, pois ano a ano serão comunicadas as evoluções de cada meta.
- “GHG Protocol”: como membro-fundador deste grupo, a Empresa compromete-se a desenvolver um inventário anual de Gases de Efeito Estufa (GEE), de acordo com o ‘GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard’, que se tornará público por meio do Programa Brasileiro “GHG Protocol”, e ainda desenvolver um plano de manejo adequado das emissões de Gases de Efeito Estufa da instituição. A meta é publicar, em 2010, o primeiro relatório com escopos 1 e 2 – emissões diretas na fabricação e emissões indiretas causadas pelo consumo de energia, bem como as emissões resultantes de viagens de colaboradores e de atendimentos em domicílio realizados pela rede técnica autorizada.
qual marca que a whrlpool trouxe para o brasil em 2008?