Whirlpool Latin America recicla mil toneladas mensais de materiais pós-consumo
SUGESTÃO DE PAUTA
Assunto: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
RECICLAGEM DE MATERIAIS PÓS-CONSUMO
A Whirlpool Latin America reciclou cerca de 1 mil toneladas de materiais pós-consumo em 2009. O número é resultado das iniciativas da empresa com a Central de Reciclagem da Unidade de Joinville, o Programa Brastemp Viva! e os purificadores de água da Brastemp.
Central de Reciclagem da Unidade de Joinville
Desde 2005, Central de Reciclagem da Unidade de Joinville da Whirlpool Latin America foi responsável pela reciclagem de, aproximadamente, 2.130 toneladas de resíduos pós-consumo resultantes de refrigeradores descartados, recolhendo mais 1,8 mil quilos de gases CFC e HCFC.
Trata-se do único programa em que os eletrodomésticos, descartados por meio do programa de troca incentivada, são devolvidos diretamente ao fabricante, que mantém uma linha de desmontagem de refrigeradores antigos ao lado das linhas de montagem de refrigeradores novos.
Somente em 2009, a unidade de Joinville foi responsável pela reciclagem de aproximadamente 838 toneladas de resíduos pós-consumo. Foram recolhidos, ainda, 779 quilos de gases CFC e HCFC. Ano passado, a empresa registrou um aumento de 34,5% na quantidade de refrigeradores reciclados, em comparação ao volume de 2008.
A central da Whirlpool Latin America recupera até 90% dos materiais que constituem os refrigeradores e freezers para reciclagem, índice superior ao limite legal atendido na União Europeia, um dos mais exigentes do mundo.
Os refrigeradores são provenientes do programa de troca de geladeiras, realizado pelas distribuidoras de energia elétrica em atendimento à resolução da ANEEL pela qual 0,25 % da receita líquida de cada distribuidora deve ser aplicada em projetos de eficiência energética em residências de baixa renda. Por meio das parcerias firmadas com as distribuidoras de energia elétrica a Whirlpool Latin America recicla, em sua unidade de Joinville (SC), refrigeradores provenientes de todas as regiões do País.
Passo a passo:
1) Faturamento dos produtos novos contra a distribuidora de energia.
2) Distribuição dos produtos novos mais eficientes e retirada simultânea dos produtos ineficientes e embalagens dos novos nas residências dos consumidores (por meio de transportadoras parceiras contratadas e treinadas especialmente para essa operação).
3) Retorno dos produtos ineficientes para a Unidade Joinville e das embalagens dos novos para a Unidade São Paulo, para a devida reciclagem.
O Processo é realizado, manualmente, de maneira a permitir melhor separação dos materiais, geração de emprego e menor uso de energia, seguindo todas as normas de certificação vigentes.
A desmontagem dos refrigeradores envolve sete principais etapas, que vão da retirada do gás refrigerante à desmontagem completa do gabinete.
Cada tipo de material é separado e depositado em contêiner correspondente, e então encaminhado, para reciclagem ou disposição final em aterros industriais licenciados. Os componentes dos refrigeradores são enviados para recicladores devidamente licenciados.
O tempo para a conclusão do processo de logística e manufatura reversa varia, principalmente, em função do local de origem dos aparelhos. Por exemplo: refrigeradores provenientes da capital paulista levam, em média, sete dias úteis para concluir todo o processo – do momento em que o refrigerador é retirado da casa do consumidor até a sua completa desmontagem, com o envio dos materiais para recicladores (gases refrigerantes, metais, plásticos, compressores, componentes elétricos e vidros) ou aterros industriais (no caso dos isolantes a base de poliuretano e lã de vidro) devidamente licenciados.
Programa Brastemp Viva!
O Brastemp Viva! é um programa da Whirlpool Latin America que consiste no recolhimento das embalagens que acompanham os produtos da companhia vendidos pelo sistema porta a porta em regiões do estado de São Paulo.
O intuito da iniciativa é reduzir o volume de resíduos descartados e não reciclados – como isopor (EPS), papelão e plástico –, encaminhados para empresas ou entidades de reciclagem. As parcerias para recolhimento de embalagens devem evoluir em 2010 e a meta é reciclar 60% das embalagens dos produtos comercializados neste ano.
Região de atuação: Grande São Paulo e Baixada Santista
Já recolheu, em sete anos de projeto, mais de 167 toneladas de embalagens (25 toneladas de papelão; 114 toneladas de EPs; 28 toneladas de plástico).
Foram 57 toneladas somente em 2009, que representa o retorno de 58% das embalagens de seus produtos comercializados no sistema de venda direta, batendo a meta estabelecida de 50% para o ano.
Por meio desse programa, a empresa procura engajar seus parceiros do varejo para ampliar a abrangência da iniciativa. O Walmart, por exemplo, replicou a experiência da Whirlpool com relação a embalagens de eletrodomésticos a iniciativa na região Sul. A meta da Whirlpool é continuar disseminando a ideia entre seus parceiros comerciais. Em 2009, dois novos parceiros passaram a integrar o programa de reciclagem de embalagens: as redes de móveis e eletrodomésticos Cybelar e Lojas Colombo.
Para essas novas parcerias, os funcionários das empresas participantes – como motoristas, colaboradores da área logística e vendedores – receberam treinamento e informações sobre o conceito de sustentabilidade. Dessa forma, aproximadamente 60% das embalagens de produtos da linha branca passaram a ser recolhidas após a entrega dos eletrodomésticos, encontrando uma destinação correta. Também no final de 2009, o programa Brastemp Viva! foi ampliado para Recife (PE).
Purificadores de Água Brastemp
O purificador de água é um exemplo de produto sustentável, pois a companhia detém o controle de todo o seu ciclo de vida.
Mais de 98 toneladas de metal (55,7t) e plástico (43,6t) foram recicladas pela Whirlpool Latin America, em 2009, proveniente dos Purificadores de Água Brastemp.
A Whirlpool é responsável pela substituição, desmontagem e envio dos componentes para empresas habilitadas em reciclagem.
Isso evita o descarte incorreto dos materiais na natureza. O purificador tem uma taxa de reciclabilidade que varia de 97% a 99%.
Nas visitas técnicas, realizadas a cada seis meses ou a partir da solicitação dos clientes, o aparelho é verificado, e peças são trocadas, de acordo com a necessidade. Assim, a Whirlpool consegue garantir o bom funcionamento do produto e serviço de água pura para seus consumidores.
Os clientes têm uma boa relação custo-benefício para a realização desse serviço, tendo em vista a economia feita por dispensar a compra de galões ou garrafas de água mineral.
O purificador é reconhecido por sua utilidade e contribuição para a conservação do meio ambiente – economiza a utilização de plásticos e o transporte de água em galões.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Sobre o projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Whirlpool Latin America participa por meio da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A empresa acredita no compartilhamento de responsabilidades entre indústria, revendedores e consumidores.
Visão de Sustentabilidade
A Visão de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America considera um futuro com equidade social, segurança, neutralidade em emissões de carbono, com uso sustentável da água, livre de substâncias nocivas e sem desperdícios durante o ciclo de vida dos produtos.
Hoje, todas as áreas da companhia têm objetivos e metas de Sustentabilidade – inclusive, refletidos nos bônus dos executivos – acompanhadas mensalmente.
Sou professor titular da disciplina de refrigeração e ar condicionado do CEFET-MG unidade de Leopoldina mg. Sou mestrando no curso de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Caratinga MG e o titulo do meu projeto de dissertação é “Gestão Ambiental em micro e pequena empresa de refrigeração nas cidades de Leopoldina, Cataguases e Muriaé MG”. Necessito das informações sobre a proporção de materiais recicláveis dos refrigeradores antigos e dos modernos. Estas informações serão de grande importancia p minha dissertação. Atenciosamente, Lucas